quinta-feira, 17 de março de 2016


17/3

                Qual é a importância de ler um enunciado? E essa a questão que vou tratar hoje. Em primeiro lugar: O que é um enunciado? Muitos dizem que uma orientação, outros dizem que é um enfeito no papel, e outros que é para não deixar a avaliação em branco e mostrar a importância que o professor teve em fazer esse tipo de exercício.

                Para mim o enunciado é um “contrato”. A partir do momento que você coloca seu nome naquela prova, exercício, avaliação, ou o que seja, passa a ser um documento para ver o seu desempenho acadêmico e mental.

Vou explicar isso através de uma história devaneada por mim na aula de português.

                Tudo começou obviamente na aula de português, o termino do recreio foi o inicio do começo da aula, começamos com a leitura dos registros diários e em seguida os vistos dados pela professora Fernanda.

                Fizemos a iniciação da correção dos exercícios do caderno dos verbos no imperativo, ou melhor, a classe começou, como disse eu estava em devaneio.

                A história se passa em um planeta igual ao meu, com um país igual ao meu, e com uma escola igual a minha, não, não era a minha escola, até pode ser milimetricamente igual, mas não é a minha escola, pois não pode ser a minha escola se eu não estudo nela na história, e nem a professora de português é a mesma.

                A protagonista estava sentada na cadeira esperando eu a prova chegue até suas mãos. A professora havia se encarregado de entregar a avaliação uma a uma com uma cara tediosa e um sorriso amargo de quem comeu e não gostou seus cabelos parecendo vários fiapos brancos colocados em uma enorme e enrugara cabeça, sua aparência era de uma pessoa doente, com sua dentadura amarela rangendo os dentes a cada segundo que se passava.

                Era uma bruxa não dava para duvidar, mas nada tinha para provar isso.

                Com um tapa na carteira entregava as avaliações para que a prova começasse. Quando a avaliação chegou a nossa protagonista o pânico escorreu em forma de suor pelos seus vatos cabelos castanhos, seus olhos verdes analisaram a prova como os olhos de um falcão em busca de comida.

                Só depois que todas as questões foram feitas e refeitas em sua mente, pegou em seu cabelo uma caneta que prendia em seu coque, e só depois começou a escrever, seus movimentos eram ágeis e precisos. Parecendo uma impressora, imprimindo letras legíveis e majestosas.

                 Naquele momento não há de perceber, mas não tinha colocado o nome na. Dentre de muitas provas, a professora não viu o que a aluna deixara de fazer. Depois de todos terem entregado, saiu com seu mal olhar e seu jeito desajeitado de andar. No dia seguinte a professora andou desajeitadamente até a sala.

                E um a um foi dando suas notas, eu tinha tirado Dez de Dez, felicidade total, eu sei eu sou de mais. Perguntei a algumas pessoas o quanto elas tiraram, e não foi o resultado mais esperado, a todos que perguntava a resposta era zero, zero e zero, alguns até chegaram a responder circulo.

                Pois só depois de muito analisar, viram que o cabeçalho era uma simples pegadinha, que antes do lugar dôo nome estava escrito, quem colocar o nome tira zero.

                Moral da história um: Leia o enunciado com atenção, ou seja uma pessoa super distraída.

                Moral da história dois: Nunca aceite uma prova de uma professora enrugada, depois de receber a prova nossa protagonista ficou doente por um mês, por intoxicação de falta de higiene por parte da professora.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário