sábado, 27 de fevereiro de 2016

O Melhor Professor do Mundo

professor salman khan

SALMAN KHAN AULAS              
Embora, como já disse em postagem anterior, eu tenha cancelado a assinatura da revista Veja, em razão do sectarismo polí­tico de sua linha editorial, tomei a iniciativa de ler a matéria de capa da edição desta semana intitulada O MELHOR PROFESSOR DO MUNDO.
Trata-se de artigo sobre um destes gênios do nosso tempo, um americano de origem indiana, chamado Salman Khan, que aos 34 anos de idade é formado em matemática, ciência da computação e engenharia elétrica pelo Instituto de Tecnologia de Massachussetts (MIT).
A grande proeza deste professor é que ele resolveu estudar e dar aulas sobre os mais diversos assuntos, da forma menos complicada possí­vel, e publicá-las em forma de ví­deos no Youtube.
Quem é fí£ de carteirinha dele é nada mais nada menos que Bill Gates, gênio fundador da Microsoft, que afirmou ter inveja da forma genial como ele ensina, e resolveu bancá-lo financeiramente, dando-lhe inclusive uma ajuda inicial de 1, 5 milhíµes de dólares.
Mas, o melhor da notí­cia vem agora: 1) as milhares de aulas que ele produz (em inglês), sobre matemática, quí­mica, biologia, história, astronomia, etc. estão disponí­veis gratuitamente no Youtube, através do site: www.khanacademy.org; 2) A Fundação Lemann, do Brasil, fez uma parceria com a Intel e está traduzindo estas aulas para o português, e desde o último sábado (28/01) estão sendo disponibilizadas no endereço: www.fundacaolemann.org.br.
Tive a oportunidade de assistir a algumas destas aulas e, sobretudo para nós que temos filhos em idade escolar, estes sites são um grande achado, além de ser fonte de inspiração para todos nós adultos, especialmente para os professores de todo mundo.
Também encontrei a matéria da Veja, em um blog, porém está incompleta - sem aqueles quadros adicionais que a Veja costuma trazer, e que contém informaçíµes importantes - como, por exemplo, os princí­pios que ele toma como base para facilitar o aprendizado: CLIQUE AQUI. A meu ver, para professores o texto integral é de leitura obrigatória.
Por fim, quero dizer para os professores que ainda não têm muita familiaridade com o ââ?¬Å?bicho computadorââ?¬Â e com a internet, o seguinte: produzir videoaulas e publicá-las gratuitamente no Youtube, por exemplo, é uma tarefa extremamente fácil e barata. Só precisa de 1microcomputador c/ microfone e webcam + 1 software de edição de videoaulas (existem dezenas deles gratuitos ou a preços bem acessí­veis na rede).
Lá vai uma dica: Entrem no www.baixaki.com.br e no campo busca digitem ââ?¬Å?Camtasiaââ?¬Â. Além do Camtasia, que é o software top de linha em matéria de criação e edição de ví­deos, vão aparecer dezenas de outros, a maioria deles gratuitos ou bem acessí­veis.
No próprio Youtube você encontra aulas gratuitas em português sobre como adquirir, instalar e produzir e publicar suas aulas. Basta procurar, por exemplo, ââ?¬Å?como produzir aulas com o Camtasiaââ?¬Â.
Já existem milhares de professores que estão ganhando fama e dinheiro seguindo este caminho: produzindo aulas de qualidade e fazendo seu marketing pessoal, via publicação na Internet. Uma excelente vitrine, sem contar com os benefí­cios sociais desta iniciativa.
Imaginem só se cada professor brasileiro resolver produzir pelo menos algumas aulas e divulgá-las na internet. Imaginem a revolução (do bem) que esta atitude provocaria na educação do nosso paí­s!

Fonte: http://blogdoalexandremarinho.blogspot.com/2012/01/ salman-khan-o-melhor-professor-do-mundo.html





Mas vou lhe dizer uma coisa, meu professor de História discorda disso, pois não se pode ser um professor se não tem alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário